ECONOMIA DA NIGÉRIA

RECURSOS NATURAIS

A Nigéria é dotada de mutios recursos tais como enormes jazidas de petróleo e gás, betume e demais recursos minerais como estanho, ferro,carvão, cal, nióbio, chumbo, zinco, betume, bauxita e solos para cultivo. Os produtos agrícolas incluem cacao, borracha, dendê, amendoim, milho,arroz, mandioca, inhame, carneiro, gado, madeira, etc. Leia mais em inglês: Ministério Desenvolvimento de Minas e Aço da Nigéria

ECONOMIA

Principais passos têm sido tomados para reformar ambos os ambiente de investimento e ato de fazer negócios na economia. O governo está pondo em funcionamento uma mudança estratégica da economia altamente dependente do setor de petróleo , que requer capital intensivo, para rapidamente apoderar o setor agrícola fazendo com que o mesmo provocar uma brusca mudança na agricultura mecanizada capaz de sustentar a exportação e o consumo local. O governo se mostrou muito comprometido com a consecução de uma economia de mercado e o setor privado está sendo capacitado a liderar no gerenciamento da economia. Leia mais em inglês: Ministério Federal das Finanças da Nigéria

SISTEMA FINANCEIRO

Todos os setores de monopólio já foram plenamente desregulados para permitir investimento privado. O setor bancário foi recapitalizado para permitir a criação de instituições moderna e grande capazes de sustentar investimentos a long prazo. O sistema financeiro da Nigéria já passou por algumas mudanças impressionantes nos últimos dias. Três bancos nigerianos, a saber, First Bank of Nigéria Plc, United Bank for Africa (UBA), e Intercontinental Bank Plc, passaram a constar na Lista Forbes das 2.000 maiores empresas do mundo. Os três bancos da Nigéria que conseguram inclusão na Lista de 2009 vêm se tornando líderes na indústria de forma consistente desde as reformas de consolidação do sistema bancário aplicado pelo Banco Central da Nigéria (CBN) em 2004. Leia mais em inglês: Banco Central da Nigéria

INDICADORES DO PIB DA NIGÉRIA

Principais Indicadores Econômicos da Nigéria:

PIB de US$ 338,1 bilhões (2008 est),
PIB de Crescimento Real de 6,1%,
Força Laboral por Ocupação – Agricultura – 70%,
Indústria – 10%,
Serviços – 20%,
Reservas comprovadas de petróleo da Nigéria: 36,22 bilhões de barris,
Reservas comprovadas de gás natural da Nigéria: 5,21 trilhões de metros cúbicos.

Para maiores detalhes em ingles: Escritório Nacional de Estatística (NBS)

SETOR PRIVADO

A partir de 1998, os investidores do setor privado passaram a ter a liberdade de participar ou competir com corporações de utilidade do governo. A Lei da Promoção e Comercialização dos Empreendimentos Públicos autoriza a desetatização parcial das empresas públicas nos seguintes setores - telecomunicação, energia elétrica (geração, transmissão e distribução); refino de petróleo; produção de carvão e betume (mineração, processamento e exportação); e geração de tursimo (excursãoes e viagens e hospitalidade). Dentro do contexto da política de liberalização, ambos os estrangeiros e cidadãos nigerianos podem livremente participar e investir na privatização das empresa públicas. Veja mais em inglês: Comissão de Promoção de Investimentos da NIgéria (NIPC)

OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS NA NIGÉRIA

Os potenciais e oportunidades existentes n a Nigéria incluem investimento em processamento de produtos agrícolas e instalações de armazenamento; investimento no processamento de insumo para fornecimento e distribuição; mecanização agrícola,i.e. adoção e uso de equipamentos agrícolas, inclusive os serviços de disponibilização de terreno, limpeza do terreno e proparo do solo; agro-indústrias, criação de gado, implantação de barragens e a construção de poços tubulares e o desenvolvimento e a fabricação de adequadas tecnologias mecanizadas de pequeno porte para ambos os processamento no campo (i.e. debulhamento) e processamento segundário de produtos agrícolas para consumo e armazenamento; construção de pequenas centrais hidrelétricas, implantação de energia solar, fabricação de fios e cabos elétricos, medidores e interruptores, transformadores, etc.

Há tremendas oportunidades nos setores de Mineração e Extração de Minerais (produtos não derivados de petróleo) . Entre eles se destacam carvão, giz, barios, cal, talco, diatomita, lignito, colombita, ferro e estanho. A Nigéria possui uma das jazidas de carvão de melhor qualidade no mundo com menor contéudo de ácido sulfúrico.

Energia elétrica no país – A Nigéria possui 6.000Mv de capacidade instalada de geração, que é groseiramente inadequada. O país tem reservas comprovadas de gás e cerca de 8.000Mv de implantação de energia hidrelétrica estão sendo planejados. A Nigéria tem planos de aumentar o acesso à energia elétrica em todo o país para cerca de 85% em 2010. O que necessitará novas usinas elétricas, novas linhas de transmissão, como também novas instalações de distribuição. O setor de energia elétrica da Nigéria está passando por reformas para atrair investimentos, melhorar a eficiência e incentivar a participação do setor privado. Já houve um elemento da participação do setor privado nas operações de setor elético, tais como os Projetos Independentes de fornecimento de Energia (IPP). A Empresa Nacional de Holding de Energia será dividida em 18 firmas compreendendo empresas de geração. transmissão e de distribuição, as quais serão privatizadas or arrendadas, conforme for o caso. Maiores detalhes em ingles: Comissão de Negócios Corporativos, Nigéria

INICIATIVAS DOS SETORES PÚBLICO-PRIVADO

A política do governo busca revitalizar, modernizar as infraestruturas através da parceria do Setor Público-Privado. O Governo está buscando maior participação do setor privado no gerenciamento e financiamento dos programas de moradia da massa do povo e de provimento de infraestruturas de transporte – aéreo, ferroviário, portuário e fluvial. As empresas estrangeiras podem investir em diversos projetos na Nigéria.

O Governo Federal da Nigéria incentiva também a participação do setor privado na Nigéria através dos seguinte dispositivos legais:

Construir- Possuir-Operar (BOO);
Construir -Operar-Transferir (BOT);
Construir –Transferir -Operar (BTO);
Reabilitar -Operar-Transferir (ROT);

INICIATIVAS DE INVESTIMENTOS

O Governo da Nigéria tem colocado em operação um número de iniciativas para estimular investimento no setor privado de dentro e fora do país. A natureza e a aplicação dessas iniciativas têm sido bem simplificadas.

Para garantir às empresas estrangeiras a transparência e o compromisso aberto, claro e justo das relevantes partes interessadas em todas as empresas, inclusive em assuntos relativos a questões trabalistas e ambientais. Há garantias de inverstimentos advindo do Banco Mundial, da agência de garantia de investimentos multilaterais e da corporação de investimentos privados no exterior. Existe a vontade política no âmbito mais alto do governo nigeriano para atrair investidores estrangeiros a investir na Nigéria.