Página Inicial
Geografia e Turismo Página Inicial
 
 


GEOGRAFIA

A Nigéria está localizada no Golfo da Guiné na região leste da costa oeste da África com uma superfície total de cerca de 923.768km2.

As Repúblicas de Níger e Chade fazem fronteira com a Nigéria na região norte, na região leste pela República de Camarões, ao oeste pela República de Benim e ao sul pelo Oceano Atlântico.

A Nigéria goza de muito amigáveis e fraternas relações com esses países e as suas ligações com cada um deles predatam-se da era colonial.

Há dois principais rios no país que confluem em Lokoja: os Rios Níger e Benue.

Têm muitos rios tributários, que fazem com que o interior seja mais acessível. Esses rios serviram como as principais rotas comerciais pelas quais o país fez os contatos iniciais com os mercantes europeus. Esses são os Rios Cross, Oshun, Ogun e Yobe. Os demais incluem os Rios Kaduna, Sokoto, Gongola, Katsina Ala, Imo e Anambra.

O País é também dotado de grandes lagos naturais, tais como os Lagos Chade e Oguta, e o grande lago artificial em Kainji.

A população total da Nigéria está acima de 140 milhões (Censo de 2006), composta de diversos grupos étnicos reunidos no que é considerado o maior arco-íris da coalização de culturas em todo o universo. Há 250 nações étnicas falando mais de 400 diferentes dialetos.

A Nigéria possui um litoral de cerca de 823km. É também dotada de uma grande variedade de vegetações, do mangue na região do Delta do Níger até as matas tropicais no sul da Nigéria.

A região central é constituída principalmente por vegetação da Savana da Guiné, ao passo que o extremo norte é composto por savana do sahel e uma extensão de terra árida.

Dentro da Nigéria há também regiões montanhosas e planaltos, que passam por várias regiões do país.

A Montanha de Adamawa passa por vários pontos do nordeste da Nigéria descendo até o Estado de Cross River no sul. Dentro dessa faixa se localizam as duas regiões de clima temperado na Nigéria. Os Planaltos de Mambilla e Obudu. As Montanhas de Chappal Waddi no Estado de Taraba é o mais alto ponto da Nigéria com 2400m acima do nível do mar.

O Planalto de Jos dá mais lustre à rica variedade das vegetações da Nigéria. Ele oferece uma rica variedade ao agradável e doce clima temperado e uma rica variedade de recursos minerais. Cerca de 34% da superfície é boa para plantio e a rica variedade de vegetação possibilita o cultivo de uma combinação de alimentos e principais sementes/podutos quase o ano inteiro. O azeite de dendê, borracha e cacao crescem muito na região da mata atlântica, e podem render melhor nas regiões da mata tropical.

Café, chá, amendoim, semente de gegelim, grãos e raízes, juntos com frutos cítricos, florescem facilmente na faixa da Savana de Guinê, enquanto algodão, goma arábica, grãos e legumes são produtos encontrados em abundância na savana de sahel.

A mandioca é o principal alimento e produto, que pode crescer em quase todas as regiões da Nigéria. Trigo, maçã, chá e café, combinados com criação de animais e indústria de laticínios, crescem melhor nas regiões temperadas.

 
Embaixada da Nigeria
Brasilia/DF - Brasil